The BB Sisters

the b b sisters

‘The B. B. sisters’, de Leila Monsegur, provoca uma conversa estética com a música ‘Rubias de New York’, do filme ‘El tango en Broadway’, musical de 1934 dirigido por Louis J. Gasnier com Carlos Gardel, Trini Ramos e Blanca Vischer. Feito nos EUA, para público hispânico, foi realizado pela Paramount Pictures e pela New York Studios.
Estamos aqui perante um universo de citações de repercussão infinita. Os mitos de Gardel, do tango e da Broadway são todos associados e, ao mesmo desconstruídos na imagem de Leila. Com técnica apurada, senso de humor e sensualidade ímpar, surge em sua imagem um ícone do que mais fascina na arte: o mistério.
Criar não é reproduzir o mundo, mas transformá-lo. E, nisso, Leila mostra toda a sua habilidade, pois oferece ao observador uma imagem em que as indagações se multiplicam. Há desde as perguntas mais simples, como o que significam os seres por ela criados, até as mais densas, que obrigam a pensar sobre o sentido da vida, caso ela tenha algum.
As irmãs geradas pela mente e pela competência de Leila habitam em cada um de nós. Há nelas animalidade, mas também humanidade. Por que não dizer delicadeza, associada à ferocidade? Existe uma atração que mata, algo próximo da ideia grega da esfinge, que lança sua pergunta com a ameaça de devorar quem fracassa. Leila faz isso com suavidade e talento.


Oscar D’Ambrosio é doutor em Educação, Arte e História da Cultura e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. Integra a Associação Internacional de Críticos de Artes (AICA – Seção Brasil)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s