Las venas abiertas…

Técnica mista sobre tela

202 x 156 cm.

Riqueza de sentidos

Oscar D’Ambrosio

A possibilidades de leituras do trabalho de Leila Monsegur se sustenta em dois pilares.

Por um lado, estão os procedimentos técnicos. Por outro, as leituras simbólicas pela riqueza de elementos arquetipicos que se somam nas imagens que oferece a cada um que se dispões a observar seu quadro.

Existe a força orgânica proposta pelos mecanismos construtivos que surgem na força da mulher e da ave reconheciveis  enquanto  figuras, mas  múltiplas  enquanto  poder evocativo de  conversas visuais, pois a dama que observa é análoga ao animal que tem suas asas em forma de galhos.

A figura feminina, mãe natureza em sua essência, revela-se também portadora de neurônios, fato visual que pode ser associado ao seio que traz em seu significado ser fonte de vida e guarida da alimentação. Manifesta-se assim uma sexualidade longe de ser idilica, mas densamente visceral.

A potencialidade da  manifestação  espacial  entre as duas principais      imagens do conjunto plasticamente proposto cria vazio em meio a uma riqueza de sentidos que despertam uma inquietação existencial. Todos, assim, somos árvores da vida, mas portadores de um fim, que a arte em sua riqueza plástica tenta, a todo instante, mitigar.

Oscar D’Ambrosio é doutorando em educação, Arte e Historia da Cultura (Universidade  Mackenzie),  jornalista (ECA-USP), mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Criticos de Arte (Aica-Seção Brasil)

http://www.memorial.sp.gov.br/memorial/AgendaDetalhe.do?agendaId=2066

Anúncios

2 pensamentos sobre “Las venas abiertas…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s